Nós já sabemos o que é SEO e o quanto é importante para seu site ou blog, mas ainda assim ficam aquelas perguntinhas: Como fazer certo? Como ter ótimos resultados?
O SEO é claramente importante para o seu site, pois otimizar o seu conteúdo com essas técnicas melhora o posicionamento nos mecanismos de busca e proporciona um incremento significativo no tráfego orgânico.
E é por este motivo que criamos este checklist para o seu site ou blog. Vamos te ajudar com 7 dicas de SEO.
Ao otimizar seu conteúdo para apresentar melhores resultados nas buscas, comece com a escolha de uma palavra-chave. Lembre-se que a palavra-chave um dos elementos que o Google usa para determinar o ranking dos sites, então fazer um bom post é trabalhar com as melhores opções e produzir um conteúdo que atenda a procura daquelas pessoas que pesquisaram por esta determinada palavra.
Faça um brainstorm abordando tudo que é relacionado ao assunto e se pergunte como as pessoas pesquisariam por ele. Após isso defina sua palavra-chave e inclua-a no texto de forma natural.
Para auxiliar nessa definição utilize algumas ferramentas como, por exemplo, o Google Trends para descobrir qual é a palavra mais procurada pelas pessoas.
O título é o atributo mais importante para um bom posicionamento no Google e, por isso, é essencial para o seu site. O título é a sua primeira conexão com o leitor, então ele deve incluir a palavra-chave que você escolheu, além de deixar claro qual o conteúdo da página. Para atrair seu leitor e produzir o melhor título veja essas dicas simples:
Use termos que capturem a atenção
Mencione o principal benefício para despertar o interesse
Além disso, você deve reforçar a ideia do título ao longo do texto, assim o usuário vai ter certeza que está no post certo e que seu site oferece o que ele precisa.
Lembre-se: O título não pode ultrapassar 70 caracteres, pois esse é o limite que o Google exibe nos resultados de suas buscas.
A meta description é o texto que você encontra logo abaixo do título ao realizar uma pesquisa no Google. Ela possui um grande valor para o seu visitante e por isso você deve construir ela pensando no seu leitor. Mostre um resumo do seu conteúdo de forma simples e direta, pois o limite é de 142 caracteres. Então, torne a descrição atrativa para que resulte no acesso ao seu conteúdo. Use sua palavra-chave na meta description também, ela é a confirmação de que o seu post aborda o assunto que o seu leitor procura.
Na internet as pessoas lêem seguindo um padrão em F, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Esse é um padrão geral de leitura, portanto, deve ser também o de escrita – o que torna seu conteúdo escaneável para capturar a atenção do visitante nos pontos certos e de forma rápida. Para isso algumas dicas devem ser seguidas para não perdemos os leitores do meio do texto:
Utilize títulos e subtítulos
Escreva parágrafos curtos e com espaços vazios entre eles
Crie listas e tópicos
Use imagens e efeitos de texto (negrito, itálico)
5) Lincagem interna
O uso de links internos ajuda na construção da confiança e reputação de sua página. Os links comprovam que o assunto abordado é relevante e de qualidade, além de mostrarem ao leitor que você tem outros conteúdos a oferecer, caso ele queira se aprofundar no tema.
Uma ótima e simples dica é que: uma URL óbvia é uma ótima URL.
A URL perfeita é aquela que possui a palavra-chave em destaque e que dá ao leitor a visão direta do conteúdo da página antes mesmo de ela carregar.
É importante sempre utilizar imagens relacionadas ao assunto abordado, isso aumenta a relevância da imagem-conteúdo. Ao escolher uma imagem, opte sempre por um meio termo entre qualidade, tamanho e velocidade, para proporcionar ao seu leitor uma ótima experiência ao acessar o seu blog.
Lembre-se que o trabalho de SEO é tornar seu conteúdo acessível aos usuários através dos mecanismos de busca – isso inclui a busca no Google Imagens. Sendo assim, seja objetivo e descreva da melhor maneira possível suas imagens. Para otimizar elas, tenha sempre em mente dois atributos: o TITLE e o ALT.
ALT: a função do ALT é oferecer uma descrição alternativa para a imagem com o foco na usabilidade. A melhor maneira é usar um texto breve e que melhor descreva os elementos visuais da sua imagem – é como uma descrição visual.
Title: o title é quando alguém passa o mouse sobre a imagem e aparece um conteúdo, então use a palavra-chave.
Vale também salvar as imagens com nomes relevantes com letra minúscula, sem acentos e separado por hífen.
E então, gostou das nossas dicas simples e rápidas sobre SEO para melhorar a produção de conteúdo do seu site?
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