O mercado de e–commerce cresce constantemente no Brasil e a expectativa é que alcance a marca dos R$ 59,9 bilhões este ano de acordo com a ABComm. A cada dia a necessidade de engajamento entre o consumidor com a loja virtual aumenta, então como aproveitar o crescimento do e–commerce, ainda que pequeno, atrelado à necessidade de engajamento para vender mais?
As avaliações de produto vão muito além dos comentários deixados na página de produtos, elas geram conteúdo relevante para a loja e insights valiosos para o lojista, que por sua vez acaba conhecendo melhor seu público e encontrando novas estratégias para aproximá-lo.
A grande desvantagem do comércio eletrônico em relação às lojas físicas é não oferecer a possibilidade dos consumidores estarem frente a frente do produto, o que impede os clientes mais desconfiados de comprarem online, entretanto as reviews de produtos feitas pelos compradores podem acabar com essa desvantagem, favorecendo a comodidade de comprar sem ter que sair de onde está.
Pensando dessa maneira, podemos citar alguns pontos importantes sobre ter as avaliaçõesno seu e–commerce:
Com base nos dados coletados pelo estudo da vitrine virtual “UmSóLugar” (onde foi traçado um comparativo entre os e-consumidores europeus e brasileiros), o tempo que o consumidor brasileiro gasta para comprar produtos de categoria básica é maior se comparado ao europeu.
Enquanto na Alemanha o consumidor investe 5 horas para adquirir um produto, o brasileiro leva em torno de 10 horas entre o primeiro clique até a transação final.
Nessa jornada de compra, muitas pesquisas são feitas em sites de buscas para avaliar o melhor custo, os e-commerces mais confiáveis, e principalmente as avaliações de produtosfeitas por clientes que já compraram o produto.
Aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de compra de outros clientes, isso ocorre porque antes de comprar um produto queremos saber a opinião de quem já comprou, para sentir mais confiança em saber que estaremos adquirindo um produto que foi aprovado e recomendado por outras pessoas. A credibilidade que a loja passa é um dos fatores decisivos na hora da compra.
Os e-commerces já encontram soluções no mercado para aproximar os clientes de suas lojas, que auxiliam na identificação de possíveis falhas no processo de compra através de insights e compartilham as avaliações dos clientes com futuros clientes.
As avaliações de produtos vão além dos comentários e estrelinhas, os consumidores podem também publicar imagens do produto que compraram para compartilhar com outras pessoas e responder dúvidas de outros usuários com base na experiência que tiveram.
É possível também avaliar o processo de compra do site, o atendimento recebido, e o prazo da entrega.
Ter avaliações no e–commerce transmite credibilidade para sua loja e confiança para o seu consumidor, e consequentemente aumenta a taxa de conversão do site. Vale ressaltar que os principais buscadores, como o Google valoriza avaliações, pois elas geram conteúdo qualificado e relevante, que ajudam as lojas a terem um bom posicionamento ao serem procuradas nos mecanismos de busca.
E o seu e–commerce, já experimentou alguma dessas novas soluções disponíveis nomercado?