Apesar do amplo potencial de crescimento e vendas, o e-commerce brasileiro enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão: o temido abandono do carrinho de compras.
Naturalmente, esse não é um problema só nosso. Segundo números da Forrester Research, cerca de 50% dos lojistas virtuais sofrem com taxas superiores a 50% de carrinhos abandonados. Isso parece alto demais? Pois bem, a média do Brasil, segundo estudo da Ve Interactive, é de 83% de pedidos abandonados.
Agora que o cenário já está traçado, vamos falar sobre 5 fatores que andam deixando os clientes indecisos na hora de fechar a compra e fazendo com que não finalizem os pedidos quando entram em uma loja virtual:
Não é segredo para ninguém que os altos fretes são uma das principais objeções decompra no e-commerce, e isso fica ainda mais evidente quando a loja virtual vende produtos de ticket baixo.
Dessa forma, a dica é uma só: procure oferecer taxas mais baixas de frete, mesmo que para isso você tenha que incluir esse custo no preço final do produto. Outra estratégia é adotar aquelas campanhas de “Frete grátis em compras a partir de X reais”. Isso pode trazer um excelente retorno.
É claro que conhecer o seu cliente é uma das principais formas de aprimorar a operação, mas vamos lá: não exagere!
Lembre-se de que, principalmente na internet, os usuários são “preguiçosos”, então facilite a vida deles na hora de comprar de você. Nada de formulários muito longos ou complicados demais no momento de concluir um pedido!
O melhor a se fazer, então, é investir em uma solução de pagamentos que forneça o Checkout Transparente.
Se você está no e-commerce e ainda não trabalha o remarketing do seu negócio, pode ter certeza que está deixando dinheiro na mesa. Muitas vezes, apesar de ter acessado a sua loja virtual e colocado (por impulso) alguns produtos no carrinho, o cliente ainda não está pronto para comprar.
Isso quer dizer que você irá perdê-lo? De jeito nenhum! A solução é trabalhar o remarketing para continuar aparecendo para esse usuário. É assim que, ao chegar o momento adequado de compra, ele se lembrará de você.
Você já imaginou quanta gente acessa o site da sua loja virtual, adiciona itens ao carrinho e acaba desistindo por conta de alguma pequena dúvida ou indecisão sobre o produto ou oprocesso de compra?
Esse problema só se resolve investindo em um atendimento eficiente e de fácil alcance para o cliente. Seja por inbox, WhatsApp ou chat online, esteja sempre pronto para atender os usuários e tirar suas dúvidas sobre frete, prazos de entrega, segurança das compras online etc.
Atualmente, não existe mais espaço para e-commerces que não investem em experiência do consumidor. Seja acessando por um notebook ou tablet, os usuários precisam estar completamente confortáveis ao navegar pelas páginas do seu site.
Lembre-se de organizar menus, deixar os itens do carrinho sempre visíveis e dar todas as informações necessárias para que um cliente se sinta seguro comprando de você. Seguindo essas dicas, você terá grande chance de quebrar as objeções dos clientes, diminuindo oabandono de carrinhos e vendendo mais!