Está começando uma loja de eCommerce? O design do seu site de eCommerce é muito mais do que apenas o design de um site qualquer, esta é uma arena virtual onde é preciso ter em mente que há outras coisas para levar em consideração. Quando o principal objetivo de seu negócio é vender, há um monte de regras que você deve cumprir para conseguir fechar essas vendas de forma legal, tranquila e profissional.
Caso você não saiba, o Uilia tem uma solução impressionante para eCommerce onde você pode criar, administrar e vender seus produtos online – e sem pagar qualquer comissão! Mais ainda, as nossas lojas são otimizadas para aparelhos mobile, assim seus clientes podem comprar com facilidade em qualquer lugar, mesmo em deslocamento.
Pronto para agitar o mundo das lojas virtuais? A seguir, o seu guia mais recente para o design de uma loja de eCommerce que vai fazer da navegação e da compra de produtos uma experiência prazerosa.
Pronto para criar sua loja de ecommerce? A primeira coisa que você precisa ter em mente, antes mesmo de começar a incluir o primeiro produto na grade do editor do seu site, é o seguinte: sua loja virtual precisa imitar ao máximo possível a experiência de fazer compras numa loja de verdade!
Muita gente ainda fica com medo de fazer compras numa loja virtual. Experimente se colocar no lugar de seus clientes. Enquanto você faz tudo online, desde a compra do supermercado até uma roupa para a noite, ainda há muita gente que não tem interesse na experiência de fazer compras por meios digitais, por isso você vai querer fazer todo o possível para que seus clientes se sintam confortáveis com essa nova experiência! Com fotografias claras de seus produtos e descrições detalhadas de cada item, você vai fazer com que seus clientes sintam que podem quase tocar seus produtos através da própria tela. À medida que formos avançando, vamos dar dicas excelentes de como fazer isso acontecer.
Vamos começar do início – a primeira visão que as pessoas têm da sua loja virtual provavelmente é a sua homepage. Exatamente como uma vitrine incrível pode definir um tom para uma loja física, a sua homepage é a porta de entrada, onde conseguirá transmitir esse tom para sua loja de eCommerce.
Dicas Quentes para a Homepage:
> Use uma galeria em forma de slider para mostrar seus itens mais atrativos ou promoções
> Inclua na galeria da sua homepage produtos com preços baixos, como acessórios ou aqueles seus produtos que já vendem muito para encorajar as pessoas a comprar esses itens imediatamente e para que, assim, atice a curiosidade de seus visitantes para ver o que mais você tem para oferecer.
Dica quente: se a navegação de seu site for chata e difícil, as pessoas vão ter trabalho para encontrar o produto dos seus sonhos e a chance de se frustrarem e desistirem no caminho é grande. A seguir, veja como facilitar a vida de seus clientes em potencial para fazerem compras em seu site:
> Organize seus menus de forma inteligente e metódica – por tipo de produto, por marca, por cor, etc. Isto vai ajudar os compradores a encontrar e comprar aquilo que mais precisam
> Inclua a logomarca da sua loja no cabeçalho – e faça o link da logo com a sua homepage
> Inclua uma barra de busca em seu site para facilitar mais ainda a navegação
Imagem é tudo na hora de mostrar seus produtos online! Lembra-se da regra de ouro que mencionamos acima? Mais do que qualquer outra coisa em seu site, você precisa dar o máximo para que seus produtos possam aparecer como são de verdade.
> Invista em imagens de excelente qualidade! Se as fotos dos seus produtos não forem atraentes, por que razão alguém se arriscaria a levar para casa um produto que aparenta ser de baixa qualidade?
> Organize seus itens numa grade de fácil navegação
> Inclua diversos aspectos de seus itens adicionando imagens de diferentes perspectivas e ângulos para cada produto
> Use a função zoom a seu favor e permita que os compradores tenham uma visão melhor dos seus produtos
> Detalhes, Detalhes e mais Detalhes. Não existe algo como "já ter informações demais sobre os produtos". Já que seus clientes não podem pegar e sentir o produto, quanto mais informação você incluir sobre cada um deles, mais os compradores vão sentir como se estivessem com o produto entre os dedos. O material do qual é feito, os tamanhos, cores, as medidas e instruções de lavagem são alguns dos detalhes que você deve incluir na descrição do seu produto.
> Se você apresenta um modelo mostrando seu produto, talvez seja aconselhável incluir as medidas dele/dela e o tamanho do produto que estão usando para dar aos clientes a ideia de como o produto fica num determinado tamanho e tipo de corpo
O carrinho de compras de qualquer loja virtual é o local onde são feitas e também desfeitas as compras. É aqui que os clientes clicam para deixar seu dinheiro e é por isso que você precisa fazer todo o possível para assegurar a venda.
> Como regra geral, a sua página de check-out deve ser totalmente profissional e bem clara. Mesmo se o restante do seu site tem uma aparência divertida, sua página de check-out deve ter um tom mais calmo e transmitir profissionalismo. Você consegue fazer isso usando um plano de fundo claro, limpos e fontes visíveis
> Mantenha tudo bem claro: Certifique-se de incluir todas as informações importantes, como as normas para envio, além das regras para troca e devolução. Dessa forma, seus clientes não vão se sentir induzidos ao erro
> Não subestime o poder de uma política de trocas muito clara, fácil e até certo ponto liberal. Oferecer devolução e troca grátis pode aliviar muito o estresse das compras online e transmitir a sensação de um processo de compras sem riscos
Escreva o conteúdo no ‘tom de voz’ de seu público para que seus clientes se sintam tranquilos para fazer compras em sua loja virtual. A seguir, mais dicas do que você pode fazer para que sua loja se destaque devido ao conteúdo:
> Deixe absolutamente claro que você não tem nada a esconder no que diz respeito à sua loja virtual. Informações importantes como as políticas de devolução e troca e FAQs devem estar bem destacadas em seu site
> Escreva uma página FAQ muito bem pensada para que seus clientes fiquem tranquilos.
> Criar um conteúdo legal, não significa que você vai levar tanto tempo quanto possa imaginar. Inclua um feed das mídias sociais na sua página e garanta assim um fluxo constante de conteúdo novo.
> Você não está achando que seu feed social é suficientemente bom para seu site? Experimente realizar um sorteio ou ofereça um desconto para os clientes que fizerem upload de uma foto usando seus produtos em seus canais das mídias sociais. Você até pode pedir que usem uma hashtag específica, o que é uma maneira legal para rastrear os posts submetidos.