Se você tem a intenção de trabalhar com o PagSeguro em sua loja virtual, é bastante natural que esteja cheio de dúvidas.
Afinal, o que é o PagSeguro? O que ganho e perco quando me torno um parceiro? Até onde ele ajuda ou prejudica o meu negócio?
Caso as questões acima estejam passando pela sua cabeça, continue conosco, pois é justamente sobre esse tema que falaremos no artigo de hoje!
O PagSeguro é um intermediador de pagamentos que pode ser integrado com a sua plataforma de ecommerce.
Dentre todas as vantagens do PagSeguro para a sua loja virtual, podemos citar algumas que fazem grande diferença: pouca burocracia, prazos facilitados de pagamento, maior confiança por parte do cliente, segurança para o lojista etc.
Quando falamos sobre PagSeguro para loja virtual, não temos como deixar de citar as taxas cobradas pelo intermediador.
Nesse caso, as cobranças podem variar entre 4% e 6% — a taxa é cobrada automaticamente sobre o valor de cada transação.
Depois de fazer o seu cadastro no PagSeguro, você passa a ter uma conta no serviço. Sendo assim, fica bastante simples de entender a lógica de recebimento por parte do lojista.
Quatorze dias após efetuar uma venda, o dinheiro estará disponível para você — basta solicitar o saque e em até 48 horas a quantia já estará liberada em sua conta corrente.
Se você analisar bem, perceberá que uma das grandes vantagens do PagSeguro é o fato de ele fornecer um alto nível de segurança tanto para o lojista quanto para quem está comprando.
Isso acontece porque, depois que um pagamento é efetuado, o PagSeguro reserva esse dinheiro e só o repassa ao lojista quando o recebimento do produto for confirmado por parte do cliente.
Em caso de problemas, como defeitos no produto ou qualquer outra insatisfação do consumidor, uma disputa pode ser aberta. A partir daí, lojista, comprador e PagSeguro entram em mediação até que se resolva a questão.
Um ponto negativo que geralmente é atribuído ao PagSeguro é o fato de que, ao trabalhar com o sistema, o lojista não tem controle algum sobre a análise e aprovação dos clientes.
Muitos empreendedores podem acabar insatisfeitos com as análises rigorosas que acabam por barrar muitos compradores em potencial.
O checkout transparente é uma funcionalidade oferecida pelo PagSeguro para que, no momento de finalizar a compra, o cliente não tenha que sair do site da sua loja virtual (ele preenche todos os dados sem precisar ser redirecionado ao site do intermediador).
Apesar de parecer bobagem, esse recurso é muito eficiente para evitar o abandono da compra por parte do usuário.