Diversos empreendedores, por mais que estejam sendo movidos pelas melhores intenções, acabam tropeçando na inexperiência e cometendo alguns erros básicos que podem quebrar precocemente qualquer empreendimento.
Listamos algumas dessas falhas abaixo, veja quais delas podem estar colocando o seu negócio em risco!
É claro que você pode começar uma loja virtual sozinho e de dentro de casa. Por outro lado, quando a operação começa a ser expandida, investir em algumas sessões de consultoria jurídica ou contábil, por exemplo, passa a ser essencial para um crescimento mais saudável da empresa.
A não ser que o empreendedor seja um especialista no assunto, vale a pena contar com o auxílio de profissionais que podem auxiliar na hora de contornar diversos problemas, tais como fluxo de caixa mal planejado, enquadramentos jurídicos mal estabelecidos etc.
Quando um empreendedor abre uma empresa, ele visa, principalmente, o lucro — então é bastante comum que exista, nos empresários inexperientes, uma ansiedade em relação aos primeiros retornos financeiros.
O problema é que você não pode simplesmente "podar" os recursos do seu ecommerce assim que eles começarem a entrar — o capital precisa ser reinvestido estrategicamente para fazer com que a empresa evolua e alcance uma rentabilidade cada vez maior.
A retirada precoce do capital da empresa para usos pessoais representa, em muitos casos, a maior causa da derrocada de um empreendimento que tinha potencial para dar certo.
Nós recebemos a seguinte indagação de diversos leitores quase todos os dias: "abri uma loja virtual há 1 ano e ela vendeu uma vez só… O que estou fazendo de errado?".
A primeira pergunta que nossa equipe sempre faz é em relação ao investimento em divulgação dos produtos: afinal, o quanto você tem investido em marketing?
Muitos empreendedores, ao entrarem no mercado, acabam iludindo-se e imaginando que, por se tratar da internet, os seus produtos vão acabar sendo encontrados de alguma maneira.
Quem não investe em marketing fica parado no tempo e geralmente não sai do lugar.
E como estamos tratando dos erros mais comuns de quem está começando sua loja virtual, não poderíamos deixar de citar a questão do foco.
Se você é um pequeno empresário e quer ingressar no ecommerce, não pode cair no erro de querer "vender tudo para todos".
Trace um planejamento completo, estude o mercado e defina muito bem o que e para quem você vai vender. Feito isso, siga o plano.
Se você não se esforça para entender o mínimo sobre negócios, vai ser difícil sobreviver nesse mercado.
Uma operação de ecommerce bem-sucedida pede que o empreendedor seja organizado, sabendo muito bem o que entra e sai, o que deve ser realizado a cada dia, quais contas estão vencendo, o que está entrando etc.
É muito fácil perder o controle quando se está à frente de tudo, então tome muito cuidado com isso!
E para tornar o caos mais organizado e compreensível, nada mais eficiente que a criação de processos e rotinas.
Uma vez tendo montado uma empresa, nada no seu dia a dia pode ser aleatório, tudo precisa ser otimizado — é uma questão de sobrevivência.
Sendo assim, crie processos e rotinas para embalar pacotes, cadastrar produtos, atender clientes, pagar as contas etc.
Quanto mais padronizadas suas atividades são, menos tempo e energia elas consomem… E acredite: você precisará de muita energia caso queira que o seu negócio realmente traga resultados diferenciados.
Você sabia que é possível começar uma operação de ecommerce vendendo somente via Mercado Livre e redes sociais? Mais do que isso: você sabia que é possível faturar centenas de milhares de reais assim?
Pois é, por mais que no início diversos empreendedores preocupem-se excessivamente com a questão de escolha de plataformas, por exemplo, o segredo pode estar na alternativa mais simples.
Está começando agora? Então não espere ter a melhor fotografia, o melhor anúncio no Facebook ou o site mais bonito para começar… Simplesmente comece com o que você tem e vá aperfeiçoando sua operação.
A busca por uma operação perfeita e "redonda" nunca acaba — simplesmente porque não existem negócios perfeitos. Ela só causa procrastinação e te deixa mais longe dos resultados tão aguardados.